A Fenametro vem manifestar seu apoio a luta dos trabalhadores dos Correios, que estão em greve em todo país. A categoria está em campanha salarial, e luta por 8% de reajuste, manutenção do plano de saúde, segurança no trabalho e pela defesa do caráter público da empresa, contra a privatização.
Além do nosso apoio, manifestamos repúdio à decisão do Tribunal Superior do Trabalho que declara a greve abusiva, numa tentativa de criminalização do movimento sindical e das lutas populares.
Os metroferroviários apoiam esta luta, e denunciam a política de privatizações imposta pelo governo Temer, que atingem diversos setores de transportes como metrôs, trens, portos e aeroportos, além de setores estratégicos, como energia e água.
A privatização traz aumento da tarifa, demissão de trabalhadores e precarização do serviço, além de estar intimamente conectada com a corrupção.
Situação dos Correios
Os Correios passam por um processo de precarização geral, que pretende facilitar sua privatização. A empresa não abre concurso público desde 2011, e no último ano abriu Programa de Demissão Incentivada (PDI) que já reduziu em 19 mil pessoas o quadro de funcionários. A direção da estatal já fechou mais de 200 agências em todo país, e avança em processos de tercerização.
Todo apoio a luta dos trabalhadores dos Correios! Não à privatização!