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SP: Empresa denuncia formação de cartel nas obras do metrô

15.07.13 São Paulo

A multinacional alemã Siemens delatou ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que, junto com mais 11 empresas, fazia parte de um esquema de formação de cartel nos contratos para as obras do metrô e trens do governo do Estado de São Paulo.

Segundo a denúncia, as empresas foram contratadas para fornecer equipamentos com preços até 20% superiores caso concorressem normalmente. O caso foi noticiado pelo jornal Folha de S. Paulo na edição de 14 de julho (domingo).

O cartel atuou em ao menos seis licitações. A estimativa é que o mercado de transporte sobre trilhos movimente R$ 4 bilhões por ano no Brasil. Em São Paulo estão sendo investigados a extensão da Linha 2-Verde do Metrô, a construção da fase 1 da Linha 5-Lilás, o Projeto Boa Viagem, de modernização de trens da CPTM, a contratação da série 3000 (CPTM) e a manutenção das séries 2000 e 2100 (CPTM).

 Também estão sendo investigadas as obras de manutenção do metrô de Brasília, em 2007, que custava R$ 96 milhões ao ano.

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Além da Siemens, o esquema envolve ainda outras multinacionais, como a Alstom, Bombardier, CAF e Mitsui, que fazem parte do projeto do trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, que será licitado em agosto de 2013.

Fazem parte também as empresas TTrans, Tejofran, MGE, TCBR Tecnologia, Temoinsa, Iesa e Serveng-Civilsan.

Ao delatar o esquema, a Siemens assinou um “acordo de leniência”. Dessa forma, pretende garantir imunidade administrativa e criminal, livrando-se de punição caso o cartel seja condenado.

Punição aos responsáveis

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo sempre denunciou a nebulosidade dos negócios do governo Alckmin, incluindo as privatizações e contratações de empresas terceirizadas.  A população deve dar um basta e exigir punições aos responsáveis pelo sufoco diário que passa nos transportes da cidade.

 Só com uma efetiva investigação e condenação dos responsáveis e a participação dos trabalhadores e sociedade na fiscalização da gestão de um sistema estatal teremos mais transportes com melhor qualidade.  

Fonte e foto: Sindicato dos Metroviários de São Paulo.