Notícias

Linha 4 do Metrô de SP enfrenta problemas técnicos

30.06.11 São Paulo Tags:,

O horário de funcionamento das quatro estações da Linha 4-Amarela (Paulista, Faria Lima, Butantã e Pinheiros) foi ampliado até as 21h. Antes, as estações operavam apenas das 4h40 às 15h. O novo horário foi anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante vistoria na estação Pinheiros.

Apesar de o Metrô não admitir, falhas no sistema das portas de segurança das plataformas impedem que a linha possa funcionar em horário integral (4h40 à 0h) mais de um ano depois da inauguração das estações Paulista e Faria Lima.

É muito tempo para testes, segundo especialistas. Para efeito de comparação, na estação Sacomã, da Linha 2-Verde, o período de experiência durou menos de um mês.

Veja também  Mobilizações derrubam o aumento das tarifas em São Paulo

O diretor do sindicato dos metroviários, Ciro Moraes, diz que o problema é que as portas dos vagões não estão ficando alinhadas com as das plataformas. “Elas precisam de muitos testes para ficarem calibradas. Caso contrário, há risco de acidentes.”

A Via Quatro, responsável pela linha, admite que são necessários mais testes para corrigir falhas que estão sendo encontradas.

Agora, a promessa do governo estadual é que a Linha 4-Amarela passe a funcionar em horário normal no final de setembro, quando forem inauguradas as estações República e Luz. Segundo o Metrô, com a ampliação do horário, a Linha 4-Amarela irá transportar 180 mil pessoas por dia.

Com informações das agências