Notícias

A Frota Bomba ainda aterroriza!

19.04.15 São Paulo Tags:

No último dia 16/04 Falha de Trem no Metrô de SP Paralisou o Sistema e Gerou Caos na Cidade!

 

Aproximadamente às 17h do dia 16/04/15 o trem K24 da Linha 3 Vermelha do Metrô SP, quando estava alinhando na plataforma da estação Brás no sentido de maior fluxo, justamente no início do horário de pico, rompeu o engate intermediário (Equipamento de Ferro que interliga um carro ao outro) dos carros 3 e 4, assim partindo literalmente o trem ao meio. Nesse instante o Operador de Trem percebeu um grande tranco e em seguida perdeu todos os comandos, apagando todo o trem.

Esta ocorrência é raríssima e só não podemos dizer inédita, pois houve incidente parecido há mais de 20 anos. De lá para cá, os trens antigos nunca tiveram grandes problemas, gerando riscos aos usuários e funcionários.

No entanto, nos últimos 4 anos, a Frota K está sendo líder em falhas graves. Esta frota é reformada pelo Consórcio MTTrans a qual reúne empresas que além de não terem tanta experiência com grandes sistemas Metroferroviários, estão envolvidas diretamente com o Cartel do Metrô em SP.

Veja também  SP: ASSEMBLEIA GERAL NO DIA 22/10: VAMOS GARANTIR O ACORDO COLETIVO!

A frota K já reúne um histórico extenso o qual já foi encaminhado para MPT duas vezes e MPE, elencando das principais ocorrências, as seguintes falhas: Incêndio com labaredas até o teto, queda de peças debaixo do trem, princípios de incêndios, abertura de portas em automático, do lado oposto à plataforma, descarrilamento, entre outras diversas.

A CIPA do Metrô SP constantemente solicita reunião extraordinária para tratar o tema, mas geralmente a Cia nega. Mais uma vez está sendo solicitada a reunião e os metroviários aguardarão a resposta, para que possam dar os devidos encaminhamentos.

Também vale ressaltar que os engates dos trens foram modificados há cerca de 2 ou 3 anos por sistemas hidráulicos, supostamente mais resistentes. Esta situação deverá ser bem apurada, pois se de fato o problema é da estrutura da Frota, envolvem 25 trens, mas se for constatado problema de engate, envolvem mais de 150 trens.

O Sindicato dos Metroviários de SP está acompanhando de perto e cobrando explicações e soluções para que estes tipos de ocorrências não aconteçam mais.