Durante a manhã e à tarde da segunda-feira (08/08), o Sindimetrô RS distribuiu Carta Aberta aos usuários do metrô em todas as estações. Foi um material preparado especialmente para apontar erros pontuais na gestão da empresa, especialmente no que diz respeito à manutenção, segurança, sinalização e relacionamento empregador/empregado. A entrega desse material serve, também, como um alerta para uma possível paralisação dos serviços.
Durante a entrega da Carta Aberta, houve a participação do “Homem Banda”, conhecido artista da Região Metropolitana de Porto Alegre que veio animar e chamar ainda mais a atenção da população ao nosso movimento. Os metroviários que participaram da entrega do material usaram nariz de palhaço como uma forma de protesto a forma despreocupada com que a empresa trata não só os seus trabalhadores, mas também das pessoas que precisam do metrô e visualizam uma situação crítica na prestação desse serviço essencial.
O Sindimetrô tenta negociar o Acordo Coletivo de Trabalho com a Trensurb desde março e, mesmo com todo esse tempo, a empresa não apresenta nenhuma vontade de resolver a questão. Quase nada evoluiu. A categoria pede 6,36% de reposição salarial e a empresa oferece 3,65%.
Fonte: Sindimetrô RS