Notícias

Diretoria do Simerj foi recebida pelo Secretário de Transporte do MetrôRio

21.08.13 Rio de Janeiro

Há muitos anos a categoria vem sofrendo com a falta nos seus salários do reajuste previsto em lei. Hoje esta defasagem está em mais de 100%. Por conta disso enviamos ao Secretário de Transportes, Júlio Lopes, um pedido de audiência para tratarmos do assunto.

Fomos atendidos na última quinta-feira (15), pelo Secretário e a Presidente da RIOTRILHOS. Colocamos as dificuldades vividas pela categoria nesses anos. O Secretário fez uma série de ponderações e, afirmando considerar incorreto o fato da empresa ter empregados recebendo salário inferior ao mínimo nacional, comprometeu-se então a levar o pleito ao governo do estado, a fim de resolver essa questão.

Disse também que, só levaria se fosse algo que estivesse dentro da realidade econômica do governo e que satisfizesse a categoria efetivamente. Lembrou ainda que, em cálculos feitos na folha de pagamento, para atender a lei, no que tange ao salário mínimo na empresa, será necessário um reajuste em torno de 36%, em média, para cada empregado.

A direção do Sindicato aproveitou a oportunidade e solicitou que fosse disponibilizado o relatório e as planilhas dos cálculos referentes aos processos do chamado ACORDÃO, tendo sido afirmado pela Presidente da RIOTRILHOS que não teríamos nenhuma dificuldade para conseguir os referidos documentos, bastando tão somente apresentar o pedido, o que já estamos providenciando. 

ACORDO COLETIVO 2000 – 9,85% 

O SIMERJ está finalizando a análise dos cálculos apresentados pela PGE no processo do Acordo Coletivo de 2000 – 9,85%. Vamos solicitar uma nova reunião para que possamos continuar a tratar do assunto. Como todos sabem, penhoramos alguns terrenos pertencentes à RIOTRILHOS e, um deles foi a leilão e arrematado e o valor correspondente foi depositado por uma empresa que agora está solicitando ao governo a liberação da penhora. É necessário que as partes, Governo e Sindicato, reúnam-se novamente para chegarem a um acordo que seja bom para todos. 

Fonte: Simerj

Veja também  Nota de Falecimento.