Os dirigentes do Sindmetro/PE estiveram reunidos de 12 a 15 de setembro para planejar e discutir vários aspectos da gestão da entidade. O encontro aconteceu nas instalações do Cetreino do Instituto Agronômico de Pernambuco(IPA) na cidade de Carpina (município da Mata Norte a 45km do Recife).
O presidente da CUT-PE, Carlos Veras, deu inicio as atividades na quinta-feira (12) à noite fazendo uma explanação sobre desafios práticos da gestão sindical com uma avaliação sobre o movimento diante da atual conjuntura além de abordar questões específicas do Sindmetro/PE.
Na sexta-feira (13) o grupo se debruçou sobre temas como privatização, terceirização e desestatização de ferrovias se atualizando e debatendo ações de combate a essas práticas danosas. Os serviços jurídicos prestados pelo sindicato e os processos coletivos também foram objeto de debates e avaliação no segundo dia de trabalhos. Já no sábado (14) o grupo realizou um intenso trabalho sobre questões administrativas com estudo detalhado de tópicos do estatuto da entidade.
No o último dia do encontro, domingo (15), os especialistas André Lopes(Clube de Engenharia/PE) e Graça Carvalho(CBTU) apresentaram painéis sobre o tema Alternativas de Mobilidade para o Grande Recife. Na sequência, o engenheiro Florêncio Absalão (CBTU) apresentou um modelo de gestão para empresas públicas e, para encerrar o evento, o presidente Diogo Morais fez um balanço do seminário ressaltando a importância desse momento para agregar conhecimento, planejar e manter o foco das ações de gestão do Sindmetro/PE a serviço da categoria.
Fonte: Sindmetro/PE.