O Sindmetro-PE constata que a CBTU/Metrorec impõe hierarquicamente através de seus agentes a realização de manobra elétrica nas Subestações Retificadoras (SSR´s) por apenas um funcionário Assistente Operacional (ASO), procedimento que se torna irregular assim como a falta do exame periódico entre os trabalhadores para que as manobras sejam executadas.
O sindicato constata também que não há um número suficiente de EPI nas estações para realização da manobra pelos ASO’s que por vezes nos kits só constam um par de luvas, um colete refletor e um capacete. Dessa maneira os Equipamentos de Proteção Individual não tem esta característica quando são compartilhados entre a equipe das estações dos turnos da manhã, tarde e noite.
Em todos os serviços executados em instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. O inspetor tem o dever de garantir a segurança dos trabalhadores exigindo o uso dos equipamentos de segurança adequados.
As subestações expõem nossos funcionários ao risco peculiar dos Sistemas Elétricos de Potência sob regime de alta-tensão.
Fonte: Sindmetro-PE