O sistema metroviário do Recife paralisou no último sábado (31/01) durante um jogo clássico local entre Sport e Santa Cruz. A lotação do Metrô recifense em dias de jogos tem gerado uma polêmica na cidade sobre segurança dos passageiros e metroviários nos trens.
O sindicato dos metroviários de Pernambuco já vinha apontando os problemas do sistema há algum tempo. Inclusive a paralisação do Metrô no último sábado se deveu a falta de segurança para usuários e trabalhadores do metrô, aponta o presidente do sindicato Diogo Morais.
Morais afirmou durante coletiva à imprensa pernambucana que “se não houver segurança a gente não vai operar o metrô, para não colocar em risco a vida de ninguém”. A necessidade de ampliar o contingente de seguranças do próprio metrô via concurso público para garantir o bem-estar dos usuários e metroviário.
Concurso de 2014
Cerca de 155 pessoas foram aprovadas em concurso público para cadastro reserva para agentes de segurança do metrô de Recife. Mesmo com o baixo contingente de seguranças no sistema metroviário a CBTU ainda não chamou nenhum dos aprovados para tomar posse.
Segundo os aprovados o número de agentes de segurança orgânica é insuficiente mesmo com um grande número de terceirizados nessa função, e reivindicam sua contratação diante da crítica situação de falta de segurança no sistema metroviário.