Diante de constantes atrasos no pagamento de salários, ticketes refeição e vales-transporte, prestadores de serviços terceirizados do metrô do Recife ameaçam paralisar atividades das bilheterias no próximo dia 20 de fevereiro.
Sindmetro/PE apoia movimento dos trabalhadores
Após reiteradas denúncias de abusos praticados por empresas que prestam serviços ao metrô do Recife o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, com base no Art. 1º inciso II e Art.2º inciso VIII do estatuto da entidade e no uso de suas atribuições políticas e de solidariedade aos movimentos sociais e dos trabalhadores, tem orientado os trabalhadores dessas empresas a se organizarem e fazerem valer os seus direitos.
Denúncia ao Ministério Público do Trabalho
Uma vez que a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos é co-responsável por todas as obrigações trabalhistas devidas por essas empresas terceirizadas, o Sindicato dos Metroviários tem cobrado em nome dos trabalhadores que sejam cumpridos os pagamentos devidos. Em 2013, o Sindmetro/PE promoveu mais de uma reunião com representantes da CBTU e das empresas, chegando a representar denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho.
Assembleias
Como as empresas não demonstraram na prática qualquer mudança em suas frequentes violações aos direitos dos trabalhadores e como os trâmites da justiça não caminham na velocidade necessária, o Sindmetro/PE convocou os bilheteiros e bilheteiras de uma das empresas terceirizadas para duas assembléias no último dia 14 de fevereiro com o objetivo de discutir e deliberar sobre a situação.
Com grande representação nas duas reuniões os profissionais de bilheteria da empresa Dínamo Serviços Ltda, prestadores de serviço ao Metrô de Recife – CBTU/Metrorec, após livre reunião em duas assembleias permanentes, declararam por decisão unânime que, devido ao atraso constante de salários, ticketes refeição e vales-transporte e pelo não recebimento, até este momento, das férias correspondentes aos meses de janeiro e fevereiro, vão paralisar as atividades de venda de bilhetes nos guichês do Metrô do Recife por 24 horas no dia 20 de fevereiro se a empresa não honrar com os compromissos até o final do expediente comercial do dia 18 de fevereiro.
Até lá os trabalhadores(as) seguem mobilizados em seu movimento.
Fonte: Sindmetro/PE