Notícias

Em Pernambuco, trabalhadores da OPR cancelam as atividades

09.10.13 Pernambuco

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro/PE) denuncia todas as condições inseguras de trabalho e irregularidades encontradas na Oficina de Pequenos Reparos do Recife (OPR). Decorrente ao grave risco de acidentes, a equipe do sindicato verificou que os funcionários além de exercerem funções sem o devido treinamento especifico, executam trabalhos acima de dois metros do chão, sem o devido uso dos EPI´s e do sistema de ancoragem, ou seja, carga de pessoas para a conexão de dispositivos de segurança, tais como: cordas, cabos de aço, trava queda e talabartes. Componentes definitivos ou temporários, dimensionados para suportar impactos de queda, aos quais o trabalhador possa se conectar.

Devido a essas irregularidades, o Sindmetro incentivou os trabalhadores interromperem atividades em cima dos metrôs, exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidências de riscos graves referentes as suas integridades físicas, ou seja, segurança e saúde. Em ocasiões como esta, os funcionários devem comunicar imediatamente o fato a seu superior hierárquico, que tomará as medidas cabíveis. Desta forma, cabe a empresa manter cadastro atualizado que permita conhecer a abrangência da autorização de cada trabalhador para atividades em altura.

Caso a empresa não tome medidas cabíveis para garantir a segurança dos funcionários, será forçado à realização de denúncia à Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-PE) e aos órgãos investigativos para ingresso de medidas jurídicas diretas e pessoais em relação aos responsáveis pela irregularidade.

Veja também  Falta de investimento: uma das principais deficiências do metrô de Pernambuco