O ano de 2016 chega ao seu final com a aprovação de um Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que destrói os investimentos na saúde, educação, transporte e abre as porta para a privatização.
A chamada #PECdoFimdoMundo (PEC 55), aprovada no início de dezembro, impõe um teto de gastos públicos e congela os investimentos sociais pelos próximos 20 anos.
Isto significa na prática um avanço da desigualdade social, com baixo salário mínimo, destruição da saúde e da educação pública. Além disso, junto a PEC já são encaminhados para o Congresso projetos que pretendem privatizar diversos desses setores, abrindo caminho para precarização do trabalho e mais corrupção.
Os investimentos que temos hoje nestes setores já não são suficientes para prestação de um serviço público de qualidade e que atenda a todos, e o governo pretende mantê-los num patamar muito similar pelos próximos 20 anos, desconsiderando elementos de fácil previsão, como o aumento populacional e envelhecimento da população.
A proposta já foi aprovada e entrará em vigor no próximo ano. Convidamos a população a se manifestar e lutar contra este retrocesso!