Notícias

SINDIMETRO/MG E FENAMETRO HOMENAGEIAM A CATEGORIA FERROVIÁRIA

01.10.14 Minas Gerais

Em 30 de setembro de 1957 foi criada a Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA), que unificou 42 ferrovias existentes no Brasil, criando um sistema regional composto por 18 estradas de ferro.

A história demonstra que o auge das ferrovias no Brasil ocorreu durante o período em que o sistema de transporte ferroviário estava nas mãos do governo federal.

Ironicamente na contra mão do restante do mundo, os sucessivos governos do Brasil deixaram de investir em ferrovia para focar apenas nas expansões de rodovias. Com isso o sucateamento do sistema de transporte ferroviário no Brasil foi inevitável.
Hoje com o pouco que resta das ferrovias nas mãos da iniciativa privada, o único ramal de passageiros de longa distância que existe no Brasil é o que liga a cidade de Belo Horizonte a Vitória (ES).

De maneira breve fazemos o resgate da historia da ferrovia no Brasil para um chamado a reflexão: sob a alegação de que os governos não poderiam investir na construção e manutenção das ferrovias e vendendo a imagem para opinião pública de a iniciativa privada era mais “competente”, privatizaram a saudosa RFFSA. Não precisou de muitos anos para ver a rede ferroviária sucateada, ao lado do fechamento de postos de trabalho. Hoje, com o nome de “concessão”, fazem o mesmo discurso da impossibilidade de investimentos públicos e da “grande competência da iniciativa privada. Nós já assistimos esse filme…

Por isso, nada melhor que aproveitarmos o dia do ferroviário para conclamar a todos os trabalhadores metroferroviários a organização unitária para lutarmos contra todos aqueles que agem contra os trabalhadores e contra o patrimônio público que é de todos os brasileiros.

O SINDIMETRO-MG e FENAMETRO parabenizam a categoria pelo seu dia, pois por mais difícil que seja as batalhas que temos pela frente, acreditamos na possibilidade da nossa vitória simplesmente pelo fato de que…

METROFERROVIÁRIOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS!
As revoluções são a locomotiva da história.
Karl Marx

Com informações do Sindicato de Minas Gerais

Veja também  Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana confirma privatização do metrô de Belo Horizonte e aumento de tarifa