Metroviários de Belo Horizonte realizaram nesta quarta-feira (19) a paralisação de advertência de 24h, contra a privatização da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) por parte do governo Dilma Rousseff. A categoria também exige uma resposta do
governo federal quanto à situação dos trabalhadores da STU-BH frente à transferência do Metrô para o estado.
Nenhum trem circulou hoje em Belo Horizonte, a adesão foi 100%. A categoria realizou passeata no centro da capital e em seguida se concentraram em frente a Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região.
Os metroviários da CBTU são contra ao processo de privatização, principalmente por que uma das primeiras medidas a serem adotadas nestes casos, é aumento abusivo da tarifa, a exemplo do Rio de Janeiro, onde o metrô é privatizado e a tarifa é a mais cara do país. Além disso, há o risco de demissão em massa dos trabalhadores. Cerca de 1,1 mil metroviários poderão ficar sem seus postos de trabalho. Diariamente, o metrô transporte cerca de 230 mil passageiros em 295 viagens/dia.
A Federação Nacional dos Metroviários – FENAMETRO está empenhada nesta campanha nacional em defesa dos transportes públicos, estatal, de qualidade e com tarifa zero.