Metroviários do Distrito Federal decretam greve por tempo indeterminado
06.11.17 Distrito Federal, NotíciasEm assembleia realizada neste domingo, 5, os metroviários do Distrito Federal declararam greve por tempo indeterminado a partir de quinta-feira, 9. A categoria deliberou pela greve para pressionar a empresa e o Governo do Distrito Federal (GDF) a cumprirem o acordo coletivo de trabalho.
O GDF ficou por 2 anos e 8 meses enfrentando cortes por ultrapassar a lei de responsabilidade fiscal, e neste último quadrimestre ficou abaixo do limite, se livrando de restrições e proibições. Com esta mudança, de acordo com o negociado no acordo coletivo, o Metrô deveria realizar a contratação imediata dos concursados e pagar o reajuste salarial. Até o momento foram contratados apenas 1/3 dos trabalhadores aprovados no último concurso
No DF há precarização do metrô
A situação do metrô em Brasília é caótica e insegura, os usuários sofrem com a falta de segurança e os metroviários com um reduzido quadro de funcionários. A categoria aguarda há 2 anos a convocação do concurso realizado em 2014, resultado de uma greve de 3 dias que reivindicava a contratação de mais funcionários.
Os metroviários reivindicam a convocação imediata dos aprovados, a reposição inflacionária anual da data-base e a manutenção adequada dos postos de trabalho do Metrô-DF.