Notícias

DF: Governo confirma compromissos e metroviários cancelam greve

13.11.12 Distrito Federal

Os metroviários do Distrito Federal haviam deliberado, em assembleia no dia 14 de outubro, pelo indicativo de greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada com os pleitos de realização de concurso público para o provimento de vagas e cadastro reserva; arquivamento do projeto de PPP (Parceria Público-Privada no âmbito do Metrô/DF); suspensão de processo administrativo contendo irregularidades e pelo cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho vigente.

 Depois de reunião de negociação entre as partes envolvidas, ocorrida em 25 de outubro, o GDF assumiu o compromisso de formalizar proposta a fim de ser levada para deliberação da categoria em assembleia. No dia seguinte (26), o Governo retrocedeu no acordo e decidiu não enviar nenhuma proposta para a categoria que decidiria, no dia 28 de outubro, sobre a deflagração ou não de movimento paredista, o que acarretaria na paralisação dos serviços.

Os metroviários do DF, que conquistaram respeito pelo histórico combativo em suas lutas pela defesa dos transportes públicos (chegando inclusive a enfrentar 37 dias de greve no final do ano de 2011), responderam, como sempre, com muita responsabilidade nos serviços prestados e utilizando-se do movimento de greve como última instância. Dessa forma, continuaram mobilizados e conseguiram forçar a formalização do compromisso de Governo.

Depois de 17 dias da decisão do indicativo de greve, finalmente o impasse é resolvido depois da formalização de proposta do GDF / Metrô, que foi levada e aprovada na assembleia dos metroviários, que decidiu pelo cancelamento do movimento paredista.

Veja também  Assembleia Geral Extraordinária DF- dia 24-03-2013

Dessa mobilização os metroviários saíram com a conquista de, pela primeira vez na história do Metrô/DF, garantir a realização do concurso público sem a necessidade de greve; conquista de não privatização, preservação dos empregos e não repasse de qualquer bem patrimonial do Metrô/DF para a iniciativa privada; suspensão de processo administrativo para garantia de defesa e contraditório; mesa setorial de negociação para dar cumprimento a cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho.

Importantes conquistas para a melhoria do transporte público na Capital Federal se deram essencialmente por meio da mobilização e disposição dos metroviários, que vão à luta em defesa dos seus empregos, em defesa de melhores condições de trabalho e acima de tudo, em defesa de melhorias no serviço prestado à população. Parabéns a todos os que não fogem à luta! E parabéns a toda a população que apoia a luta dos metroviários por um Metrô público, acessível e de qualidade!

Por fim, os metroviários do Distrito Federal continuam mobilizados para que se efetivem todos os compromissos assumidos pelo Metrô e GDF com a categoria.