Com metrô público, Moscou tem um dos melhores sistemas de transporte do mundo
14.06.18 Internacional, NotíciasCapital da sede da Copa do Mundo deste ano, Moscou, na Rússia, tem um dos mais extensos e melhores metrôs do mundo.
Com 206 estações, 12 linhas e 346 km de trilhos, o metrô da cidade transporta mais de 9 milhões de passageiros por dia. São 11 linhas radiais e uma circular. A capital tem cerca de 12 milhões de habitantes.
Seu planejamento foi feito pelo Estado de acordo com o plano de expansão da cidade e construído pela empresa estatal Metrostroi.
Sua construção começou em 1931, e a maioria de suas linhas e estações foram construídas ainda na época em que a Rússia era a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Muitos referenciam o metrô russo pela beleza de suas estações, conhecido como “Palácio do Povo” ou “Palácio Subterrâneo”, conta com paredes de granito e mármore, vitrais, esculturas, mosaicos, painéis e lustres feitos por artistas consagrados na Rússia.
Atualmente disponibiliza WiFi gratuito e é considerado muito eficiente, com tempo de espera de 60 segundos entre um trem e outro, no horário de pico. Custa cerca de R$ 1,95 e funciona das 5h30 às 1h da manhã.
O metrô continua público, e sua eficiência só é possível dado este caráter, que o permitiu, inclusive, cobrir a maior parcela da cidade, com 75% da população o utilizando diariamente.