Metroferroviários de Pernambuco, Minas Gerais ,Rio Grande do Sul, Alagoas , Paraíba e Rio Grande do Norte decretam Estado de Greve
18.06.15 Minas Gerais
Diante da proposta apresentada pela CBTU para o índice de reajuste salarial de cinco por cento, os metroviários de Pernambuco, Belo Horizonte, reunidos em assembleia na nessa terça-feira(16), decidiram, por unanimidade, repudiar essa proposta e decretar estado de greve, uma vez que a categoria pleiteia ganho real acima da inflação do período. Os ferroviários de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, que são da base da CBTU, também decretaram o Estado de Greve.
O Estado de Greve funciona como um alerta da categoria para a empresa e para a sociedade no sentido de demonstrar a insatisfação dos metroviários e ferroviários com a postura da empresa e, caso as negociações não avancem após a rodada de julho, a categoria pode vir a exercer o legítimo direito à greve seguindo os procedimentos de praxe e informando amplamente a população.
Até lá as diretorias dos Sindicatos vão buscar negociações com o governo federal no sentido de construir uma saída negociada para a próxima rodada de negociação agendada para o início de julho.
No Rio Grande do Sul a Trensurb até agora não apresentou nenhum índice econômico que estava previsto para ser apresentado na última segunda-feira (15). A categoria reunida em assembleia no mesmo dia decidiu também pelo Estado de Greve e uma nova assembleia será realizada no dia 19 de junho, sexta-feira, para avaliar os rumos da campanha e uma eventual proposta.
Os sindicatos estão trabalhando para pressionar o governo federal, já que as duas empresas, CBTU e Trensurb, são subordinadas ao Ministério das Cidades.
Neste sentido preparando as mobilizações de forma unitária e caso se mantenha a intransigência do governo, construir uma greve unificada no início do mês de julho.