Notícias

Nenhum avanço nas negociações para o ACT dos metroviários do RS

01.08.11 São Paulo

sindimetro rsNo dia 26 de julho ocorreu mais uma reunião de negociação para o Acordo Coletivo 2011. Pelo sindicato participaram do encontro os diretores Renato Schuster, Adriane Ferrandis, Sandra Clavé e Leonardo Miranda; além dos colegas da comissão de base Ana Paula e Ismael. Pela empresa participaram o diretor de Administração e Finanças, Ney Michelucci Rodrigues; o gerente de Recursos Humanos, Nelson Piovesan e a advogada Carmem. A empresa apresentou oficialmente a sua proposta para reposição salarial que é de 3,65%.

 

A justificativa da Trensurb para a apresentação deste índice está baseada na orientação do “Dest”. Para quem não sabe, o Dest é o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, um sistema de gestão alocado na estrutura regimental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e que atua sobre as empresas em que a União, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto, ou seja: as empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas, denominadas empresas estatais.

Obviamente esse índice não é aceitável e será debatido pela categoria através da assembleia que está sendo convocada no quadro abaixo. O sindicato entende que “nunca antes na história desse país” lucrou-se tanto com as empresas estatais, mas nem o povo e nem o funcionalismo observam toda essa riqueza sendo convertida em obras para a melhoria das condições de vida das pessoas. Por mais que queiramos buscar soluções através do diálogo, não há como ficar passivo perante a apresentação de um número irrisório de aumento salarial, além de outros problemas enfrentados na rotina, como as escalas de trabalho.

Veja também  Em São Paulo, queremos um metrô de qualidade!

CHEGA DE ENROLAÇÃO!

É muito complicado, após esperar 133 dias desde a entrega da nossa pauta de reivindicações, ver a diretoria da empresa apresentar este índice caricato; que não recupera nem mesmo o salário até maio. Já está na hora da direção da Trensurb levar a sério a nossa Campanha Salarial. Estamos cansados de tanto desrespeito.

É necessário a Trensurb, Fetag, Farsul entre outras pressionarem o “seu” Dest; pois estamos entrando em agosto e a Expointer é logo ali.

Esperamos uma grande participação dos metroviários na assembleia de sexta-feira; todos usando os adesivos para que a população saiba de nossas reivindicações e não estranhe quando os trens estiverem paralisados. É o momento de mostrar a força da categoria metroviária!

Fonte: Blog do Sindimetro RS