Supervia tem acidente e retirada de 40 trens de circulação no mesmo dia
18.11.19 Notícias, Rio de JaneiroNesta segunda-feira, 18, mais problemas foram apresentados na SuperVia, concessionária ferroviária privada do Rio de Janeiro.
Um acidente deixou o maquinista de um trem ferido, com a queda de um rebocador de trens próximo a ponte em Deodoro. Seu estado de saúde ainda não foi informado. A Fenametro se solidariza com o trabalhor e sua família, se coloca a sua disposição e deseja uma pronta recuperação.
A entidade também demonstra preocupação com a segurança dos trabalhadores e da população, pede que providencias sejam tomadas por parte da Supervia e exige a reestatização do sistema. Desde o início da operação da Supervia já foram registrados diversos acidentes no sistema.
Neste mesmo dia, a SuperVia retirou 40 trens de operação, o que representa 40% da frota e afetará 420 mil. A população do Rio de Janeiro já sofre com a precarização do sistema e sua superlotação, o que se tornará ainda pior com esta redução.
Os trens retirados de circulação são todo do mesmo fabricante o consórcio chinês CRRC, e apresentaram falhas mecânicas.
O sistema ferroviário do Rio de Janeiro, assim como o metroviário, é privatizado desde 1998, e desde então enfrenta denúncias de sucateamento do sistema, baixos salários e superexploração dos trabalhadores além de corrupção em suas obras.
A privatização do sistema metroferroviário só prejudica a população e os trabalhadores, que sofrem com seus efeitos no sistema.