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Lançada Frente Parlamentar Pró-Metrô de BH, Contagem e Betim

07.07.11 Notícias Tags:

A necessidade de somar esforços para tornar o metrô de Belo Horizonte, Contagem e Betim realidade deu a tônica dos discursos de lançamento da Frente Parlamentar Pró-Metrô, nesta quarta-feira (29/6/11).

O evento reuniu, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, 15 deputados estaduais, vereadores, metroviários, representantes dos Executivos municipal e estadual e outras lideranças.

Um dos coordenadores da frente parlamentar, deputado Fred Costa (PHS), disse que o grupo vai atuar de forma suprapartidária, buscando alcançar os diversos âmbitos políticos e sociais. Para ele, é importante discutir a questão do transporte, assim como da saúde e educação sob uma ótica metropolitana.

As atividades da frente parlamentar terão início já na próxima semana. De acordo com Fred Costa, a primeira atividade agendada será uma visita ao presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). No cronograma também estão previstas reuniões com os prefeitos de Belo Horizonte, Contagem e Betim; com os ministros dos Transportes e das Cidades e recolhimento de assinaturas em apoio à luta pelo metrô.

O deputado Durval Ângelo (PT) também defendeu a união de todas as esferas de poder e da sociedade em defesa do metrô. Segundo ele, a prefeitura de Contagem está negociando um aumento de pelo menos 800 metros de linha, até Novo Eldorado, para atender à nova rodoviária.

A deputada Maria Tereza Lara (PT) acredita que é hora de olhar para frente. De acordo com ela, a carta consulta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana das prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Betim e do governo do Estado, enviada ao Ministério das Cidades, coloca Minas a um passo de receber os recursos para o metrô.

Recursos federais para mobilidade urbana devem ser anunciados em agosto

Em agosto o governo federal vai anunciar os investimentos que serão feitos pelo PAC Mobilidade em todo o Brasil, segundo destacou a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara. Na opinião dela, o diferencial de Minas é que os três municípios priorizaram o metrô como projeto metropolitano, deixando de lado demandas individuais.

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Para a prefeita de Contagem, Marília Campos, administrar as questões que ocorrem dentro do território dos municípios não é fácil. No entanto, segundo ela, os prefeitos têm convicção de que os grandes problemas que os prefeitos enfrentam extrapolam os limites municipais. “As soluções para os problemas comuns às cidades precisam ser buscadas de forma metropolitana”, afirmou, lembrando que a questão da mobilidade urbana é um desses desafios. O problema da mobilidade, de acordo com a prefeita, afeta a qualidade de vida, o desenvolvimento econômico e o crescimento das cidades.

O coordenador operacional de Desenvolvimento de Recursos da CBTU-MG, Roberto Carlos de Oliveira, informou que o governo federal deu as orientações para que todos os esforços sejam feitos para viabilizar o metrô. Ele ressaltou que o transporte metroviário é importante para encurtar distâncias, sobretudo para os trabalhadores, diminuir a poluição e as divisões sociais.

Na opinião da presidente do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro), Alda Lúcia Fernandes dos Santos, a descontinuidade das obras do metrô em BH não é só um problema orçamentário, é também de força política. “Recife recebeu R$ 2 bilhões para o metrô e Belo Horizonte não recebeu nada”, concluiu.

Os deputados Rogério Correia (PT) e Rômulo Veneroso (PV) apoiaram a luta pelo metrô. O deputado petista afirmou que a união em torno da causa aumenta as esperanças de que a luta seja bem sucedida. Rômulo Veneroso criticou os investimentos anunciados para o trem bala brasileiro, dizendo que os recursos resolveriam o problema da mobilidade de cinco metrópoles brasileiras.

Presenças –

Também compuseram mesa na solenidade, além das autoridades já mencionadas, o secretário municipal de Assuntos Institucionais, Marcello Abi-Saber; o vereador de Belo Horizonte, Adriano Ventura; o vereador de Betim, Antônio Carlos; e o assessor do Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles.