Notícias

Hoje é dia de luta das mulheres!

25.11.16 Geral, Notícias Tags:,

O dia 25 de novembro é o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, data de luta de mulheres de todo o mundo. No Brasil, uma mulher sofre violência a cada 7 minutos e no último ano houve 44% de aumento nos casos registrados.

Vivemos hoje uma conjuntura de avanço do conservadorismo, crise e recessão econômica. Somado a isso temos um governo federal que extingue Secretarias, corta verbas e políticas públicas voltadas ao atendimento e proteção às mulheres.

Em situações de crise as mulheres são as mais prejudicadas, já que ganham em média 30% a menos que os homens e tem os empregos mais precarizados. No Brasil isto pode piorar, e por isso é fundamental que as mulheres se organizem.

Estão sendo discutidos na Câmara e no Senado projetos de lei que ampliam a terceirização, congelam gastos sociais por 20 anos e facilitam as privatizações. Além disso são preparadas grandes mudanças na legislação trabalhista e uma Reforma da Previdência, que irá prejudicar ainda mais as mulheres, que arcam como uma dupla e até tripla jornada.

Veja também  Com Reforma da Previdência, brasileiros trabalharão até morrer

Neste 25 de novembro vá às ruas em defesa dos direitos das mulheres. Lutemos pelo fim da violência e por uma vida livre de opressões.

Sobre a data

Em 1999 a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o 25 de novembro como Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres para lembrar o assassinato das irmãs Mirabal (Minerva, Pátria e María Teresa), conhecidas como Las Mariposas. As irmãs, da República Dominicana, combateram a ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, que ordeou seus assassinatos.

Anteriormente, no I Encontro Feminista Latino Americano e Caribenho, de 1981, em Bogotá, Colômbia, a data do assassinato das irmãs foi proposta para ser o dia LatinoAmericano e Caribenho de luta contra a violência contra as mulheres.

180