Marcelo Milani, promotor do Patrimônio Público e Social, solicitou ao Metrô/governo estadual a suspensão de contratos assinados entre 2008 e 2010 para a “modernização” de trens e contratação do CBTC. Milani apontou várias irregularidades, como a falta de competição e formação de cartel para a contratação do CBTC.
O Metrô/governo estadual suspendeu os contratos de “modernização”, mas no dia 20/2 informou que iria manter o contrato do CBTC. O promotor afirmou que entrará com ação contra a Alstom e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
A Alstom já está sendo investigada no Brasil por participar de um cartel junto com a Siemens, Bombardier, CAF, entre outras, para manipular licitações do setor metroferroviário, e por ter subornado políticos do PSDB para o fornecimento de equipamentos para subestações da Eletropaulo e EPTE.
Mesmo com essas irregularidades, a Alstom continua se beneficiando do dinheiro público.
Fonte: Sindicato dos Metroviários de São Paulo