EM SÃO PAULO, NO DIA 1º DE ABRIL, 14H, PÇA OSVALDO CRUZ TEM ATO PELO DIREITO À MANIFESTAÇÃO
31.03.14 São PauloEm 1º de Abril, completa-se 50 anos do golpe que instaurou uma ditadura no Brasil. Em 21 anos de governos comandados pelos militares, centenas de pessoas foram mortas e desaparecidas. Com luta, reconquistamos a democracia, mas muitos entulhos autoritários ainda seguem vivos no nosso país. A violência policial, em especial a cometida contra negros e pobres, é uma das faces mais sombrias daquele período.
Desde junho de 2013 estamos acompanhando a tomada das ruas por milhões de brasileiras e brasileiros – em sua maioria jovens – que, em suas diferentes reinvindicações, colocam na ordem do dia a necessidade de radicalizarmos nosso processo de participação democrática.
Manifestações fortalecem a Democracia. A participação política é um pressuposto do Estado Democrático e deve ser garantida como direito.
Ao mesmo tempo em que os governos e parlamentos se mobilizam para criarem leis que restringem o direito a manifestação, pouco ou nada fazem para estabelecer protocolos de atuação das polícias nos protestos.
Com base na petição: “Porque, num Estado Democrático, manifestar-se é um direito!” (http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR69856) convocamos todos a participar desse ato em defesa da democracia.
Participam deste ato: MSTS, MST, MPL, Uneafro, XI de Agosto, JSOL, Coletivo Arrua, Sindicato dos Metroviários, Periferia Ativa, Resistência Urbana, Marcha Mundial das Mulheres, Articulação Política de Juventudes Negras, Levante Popular da Juventude, Campanha Por Que o Senhor Atirou em Mim e todos que participaram das Assembléias Populares da Praça Roosevelt.
Participe, compartilhe, convide seus amigos e suas amigas!