Para o presidente do Sindicato, Altino de Melo Prazeres Júnior, o sucateamento do sistema metroferroviário é o responsável pelo acidente ocorrido em 16/5 e por vários outros que aconteceram recentemente no metrô e na CPTM.
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo lamenta profundamente o acidente ocorrido na manhã de 16/5 na Linha Vermelha do metrô, entre as estações Penha e Carrão. O Sindicato exige apuração imediata dos motivos que provocaram a colisão entre dois trens, fato inédito no metrô (no horário comercial) e muito grave, com mais de 30 feridos.
“Os sucessivos governos do PSDB no Estado de São Paulo não investem no sistema. São 20 anos de falta de investimento no metrô e na CPTM. É preciso contratar mais funcionários, modernizar os equipamentos e aumentar a malha. Não houve falha humana e sim do sistema”, declara o presidente do Sindicato.
“Não fosse a atuação do operador de trem, que ao perceber a falha do sistema aplicou a emergência, o acidente poderia ter sido mais grave. Se esse acidente tivesse ocorrido na Linha 4-Amarela, que é privatizada e onde os trens não têm operador, as consequências poderiam ser ainda piores”, completa Altino.
Sindicato dos Metroviários de São Paulo
São Paulo, 16 de maio de 2012.
Fonte e foto: Sindicato dos Metroviários de São Paulo
Veja também: