SINDMETRO/PE REALIZA ASSEMBLEIA COM A CATEGORIA PARA TRATAR DA 1ª RODADA DE NEGOCIAÇÃO
05.04.14 PernambucoEm Assembléia Geral Extraordinária realizada na noite desta quinta-feira (03), na Praça da Greve, os metroviários de Pernambuco se atualizaram sobre a primeira rodada de Negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015, sobre questões da segurança, revisão do PES e AMO.
Com relação à audiência que havia sido agendada pelo Tribunal Regional do Trabalho – TRT quando mediou a iminência de greve no Galo da Madrugada, o Sindmetro/PE informou que a reunião não ocorreu porque, segundo o próprio tribunal, não existe mais processo e, portanto, não tem como haver audiência sobre um processo que já foi arquivado.
O Sindmetro/PE informa que já procurou o Ministério Público do Trabalho e está agendando audiência onde vai apresentar toda a problemática da falta de segurança no sistema e o não cumprimento do que foi acordado pela empresa diante do TRT. Além disso, o Sindmetro/PE mais uma vez toma iniciativa e convida os trabalhadores de Estação, Condutores e Controladores para uma reunião na segunda-feira, dia 07 de abril, para discutir e traçar ação conjunta sobre a segurança.
Ainda sobre este tema também foi apresentado o OFÍCIO do Sindicato dirigido à empresa solicitando reunião para mais uma vez discutir sobre a atual estratégia da segurança operacional nas estações e trens.
Sobre a Revisão do PES foi apresentada uma carta convocatória da Empresa aos Sindicatos para realização de um Seminário ainda neste mês de abril, e sobre o AMO foi informado que a empresa vai apresentar uma contra-proposta aos trabalhadores dentro da atual negociação salarial.
Quanto à campanha salarial o Diretor Administrativo-financeiro do Sindmetro/PE, Lenival Oliveira, relembrou a importância do movimento paredista realizado no dia 21 de fevereiro e como repercutiu sobre a postura da empresa que logo convidou os trabalhadores para negociar.
A direção do Sindmetro/PE explicou ainda a sua posição de negociar com a empresa enquanto alguns outros sindicatos do sistema decidiram não comparecer à mesa: “não poderíamos colocar em risco a negociação de toda uma categoria uma vez que a empresa nos convidou para negociar, especialmente com expectativa da audiência que haveria com o TRT”, afirmou Lenival.
O Diretor de comunicação, Levi Arruda, relembrou que durante todos os movimentos paredistas e negociações da categoria os metroviários de Pernambuco tem tomado a iniciativa e tem sido protagonistas e que, dessa vez não seria diferente. Arruda relembrou também que o Sindmetro/PE é que tem estado diante de todas as instâncias do poder articulando e representando os trabalhadores. “Ainda no mês de março nossos diretores estiveram durante uma semana em Brasília e no Rio de Janeiro para articulações”, completou Arruda.
Foi informado também que todas as atas da primeira rodada de negociações realizada nos dias 19, 20 e 21/03, em Recife, já se encontram disponíveis para os trabalhadores no Site do Sindicato. ( Mesa de Negociação Permanente Nacional, Revisão do Plano de Emprego e Salários – PES 2010 e a Negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015).
Por último foi também apresentada à assembleia a Moção de Repúdio à Assessoria de Comunicação da empresa por conta de declarações no período do movimento grevista do mês de fevereiro.
A categoria segue mobilizada e em alerta para os próximos acontecimentos na luta da classe trabalhadora em todos os cantos do país.