Notícias

SINDMETRO-PE cobra segurança nas Estações e Trens

04.10.11 Pernambuco

sindimetro peDurante reunião realizada na última segunda (19), o sindicato cobrou da superintendência da CBTU-METROREC ações mais efetivas para inibir a ação de bandidos, que vem alterando a rotina de passageiros e funcionários do metrô. Na reunião foram levantados aspectos que abordam desde a questão orçamentária, até a operacionalidade das equipes de segurança privada e Polícia Ferroviária Federal.

 

A empresa argumentou que atravessa um problema de deficiência orçamentária, o que impede maiores investimentos no setor de segurança, de forma que também ha uma redução no quadro de pessoal, aspecto visível entre o número reduzido de PFF’s nas estações. Segundo informações levantadas na reunião, houve um contingenciamento no repasse de recursos da União para a CBTU.

Propostas e questionamentos foram levantados pelo sindicato, Comissão de Estação (centro), Comissão de Maquinistas e representantes da linha sul diesel. Um dos questionamentos foi sobre um possível convênio com a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), o Superintendente da CBTU Ricardo Esberard afirmou que já existe um encaminhamento da empresa nesse sentido, mas ainda sem êxito. O sindicato afirma que a SDS não pode se eximir da responsabilidade, independentemente da jurisprudência federal do metrô de Recife.

A CBTU comunicou que dentro das limitações, vêm ampliando a rede de CFTV (Câmeras de segurança) e avaliando a possibilidade de instalação de câmeras dentro dos vagões, inclusive já existe a programação de alguns testes. Além de promover treinamentos com os PFF’s e aquisição de motocicletas para agilidade nos deslocamentos entre uma estação e outra.

Ainda na reunião foi formado um grupo de trabalho especifico sobre segurança, formado pela empresa, sindicato e representantes das áreas afetadas, que vai apurar e acompanhar os eventos do setor, junto à gerência de segurança da CBTU.

Veja também  Pernambuco: Assembleia dia 28. Diante das propostas abusivas... Vamos à Praça da Greve