Uma composição do metrô no Rio de Janeiro teve princípio de incêndio por volta das 7h30 da terça-feira (7 de agosto) quando passava pela estação Uruguaiana em direção à estação terminal Pavuna.
O trem já estava vazio porque os passageiros foram retirados na estação Cinelândia quando o operador de trem e agentes de segurança perceberam a fumaça. A composição seguia para a Central de Manutenção localizada junto à estação Presidente Vargas quando o incêndio começou.
O trem parou na estação Uruguaiana. O princípio de incêndio foi controlado com o uso de extintores mas a estação ficou tomada pelo forte cheiro da fumaça. Ninguém ficou ferido. O trem seguiu para a Central de Manutenção.
É preciso ressaltar a atuação dos metroviários cariocas, que agiram rapidamente e evitaram que o fogo se alastrasse. E também lembrar que o metrô carioca é privado (administrado pelo consórcio MetrôRio). E que empresas privadas só visam o lucro, evitando o investimento em manutenção.
MetrôRio foi multada recentemente
A MetrôRio foi multada pela Agetransp em R$ 82.706 pela paralisação dos serviços do metrô no dia 21 de junho de 2011. O Conselho Diretor tomou a decisão no último dia 24 de julho por considerar a concessionária responsável pelo incidente devido à falha no sistema de alimentação de emergência em casos de falta de energia.