Notícias

Metroviários do RS podem entrar em greve por tempo indeterminado

09.08.11 Rio Grande do Sul

metro rs estacaoprimeirodemaioOs metroviários avaliam nesta quarta-feira (10), em assembleia, a possibilidade de paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir da próxima semana. A categoria reivindica reajuste salarial de 6,36% e a manutenção da atual escala de trabalho. A Trensurb oferece 3,65%.

 

Nesta segunda-feira (08), o Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS) entregou uma carta de esclarecimentos aos usuários do trem. O presidente do Sindimetrô-RS, Renato Schuster, revela que é elevada a possibilidade de a categoria decidir pela greve. “Aguardamos uma posição da direção. Se uma proposta concreta não chegar em nossas mãos, não haverá outra alternativa a não ser paralisar as atividades”, afirmou. Schuster ressaltou que a pauta de reivindicações foi apresentada em março.

Veja também  Protesto libera catracas de estações da Trensurb no Dia de Paralisação Nacional

A direção da Trensurb informou que estuda uma nova proposta de reajuste junto ao governo federal e que deve apresentá-la na próxima assembleia geral da categoria. A Trensurb transporta aproximadamente 175 mil pessoas por dia. São cerca de 1,2 mil por viagem de ida e volta (250 passageiros por vagão). Conta atualmente com uma frota de 25 trens, operados por 122 condutores que se revezam na função.

As três estações que registraram maior movimentação de usuários são, respectivamente, Mercado, Canoas e Mathias Velho. São Pedro, Petrobrás e Anchieta, por outro lado, são as de menor movimento.

Fonte: Correio do Povo